Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sábado, 9 de agosto de 2014

Serpente que fala? Como?

A descrição de Gênesis 3, fala de uma sutil criatura que fala com Eva, quando ela se aproximou da árvore conhecida como "Arvore do conhecimento do bem e do mal", este ser é uma das criaturas criadas por Deus no Jardim do Éden. Este animal, assim como os outros não falava, não vemos nenhuma descrição de outros animais falando com Adão e Eva.

A serpente seduz Eva a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e nega que ela morrerá disso. A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais sutil de todos os animais que o Senhor tenha criado" (Gênesis 3:1).

Fisiologicamente, a possibilidade de uma serpente falar é impossível, visto que este ser é surdo, mudo, por não possuir cordas vocais e tem a língua bifurcada, impossibilitaria de falarem por si só. A possibilidade de uma serpente falar seria algo sobrenatural, e aí que entra Lúcifer.

O fato desta serpente falar, não veio do animal em si, mas de um ser que estava usando o animal: "Lúcifer"(nome dado a ele pelo Criador, um anjo que ao cometer pecado se tornou Diabo e Satanás). Após uma revolta provocada por Lúcifer no céu, ele e banido para a Terra, onde no princípio, ele só tinha seu domínio na árvore, tanto é que Deus proíbe Adão e Eva de tocar ou comer do seu fruto.

Johnny Cleber Francisco
Teólogo e Autor do Blog "Bíblia Curiosa"

O termo

Serpente é o termo usado para traduzir uma variedade de palavras na Bíblia Hebraica, a mais comum delas no hebraico: נחש‎, (nahash), uma palavra genérica para serpente.

A mais famosa serpente bíblica é aquela que conversa no Jardim do Éden e que seduz Eva a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e nega que ela morrerá disso. A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão, e é identificada com a Sabedoria: "A serpente é a mais sutil de todos os animais que o Senhor tenha criado" (Gênesis 3:1). Não há indicação no Livro do Gênesis que a serpente seja uma divindade, embora ela seja um dos dois únicos casos em que animais falem no Pentateuco (a jumenta de Balaão é o outro).
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gen. 3:4–5 and 3:22). O Novo Testamento identifica a serpente do Gênesis como Satanás e nesse processo redefine pela Bíblia Hebraica o conceito de Satanás ("O Adversário, um membro da Corte dos Céus atuando em nome de Iavé para testar a fé de Jó"), de tal forma que Satanás/Serpente se torna parte de um plano divino para afastar da Criação o Cristo e o Segundo Advento.

Fonte: Wikipédia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serpente_(B%C3%ADblia)
Imagem:  http://www.ivb.rj.gov.br/imagens/jiboia2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNIÃO FAMILIAR - UMA JORNADA APARTIR DO GENESIS

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão inspirada nas sábias palavras do Livro de Gênesis, um livro que traz consigo os alicer...