Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sábado, 9 de agosto de 2014

UM ALERTA SOBRE O FILME "NOÉ"

Cartaz do filme Noé
Eu assisti o filme "NOÉ", lançado agora em 2014, e confesso que para uma pessoa que fez Teologia, assistir um filme como este até o fim, foi muito difícil. Falo isso, por que o filme fala de coisas que não estão na Bíblia, eu fiquei empolgado e também curioso, para assistir o filme, mas fiquei desapontado ao ver o desenrolar da história.

Não é a primeira vez que alguém faz um filme sobre Noé, e que foge a realidade da Bíblia.

Tudo demostra que o autor do filme, preservou algumas passagens a respeito do dilúvio e Noé, mas muita coisa foi criada provavelmente pela imaginação do autor.

Meu Objetivo não é criticar o filme em si, o autor tem o direito de expressar sua imaginação a respeito do filme, mas acaba torcendo a realidade do que está nas escrituras, e infelizmente muitos ao assistirem o filme, em vez de analisarem nas Escrituras sobre a história, terão o filme como fato verdadeiro.

Isso é um fato, tendo em vista que muitos filmes no passado trazem cenas que não estão em harmonia com as escrituras. Exemplo disso é o filme antigo "Sansão e Dalila" de Cecil B. Demille's, que apresenta Dalila cortando os cabelos de Sansão, que levou muitos a acreditarem que Dalila é que cortou, mas a Bíblia descreve que foi um homem, não sabemos o nome, por que a Escritura não relata.

Outro filme é o "Manto Sagrado" escrito por Philip Dunne, o filme relata sobre o manto que Jesus usou nos momentos finais de sua vida e que foi apostado entres os soldados romanos, onde um tribuno chamado Galio ganha, e supostamente acha-se enfeitiçado pelo manto, mas a Bíblia só fala que o manto de Jesus foi lançado sortes, não trazendo nada de miraculoso ou sobrenatural.

Por isso, me sinto na responsabilidade de apresentar o que a escritura fala a respeito do filme, para que o leitor saiba discernir entre o certo e o errado. A história de Noé tem um objetivo, o qual quero cita-lo mais adiante.

O inimigo de nossas almas, de acordo com as escrituras, mistura a verdade de Deus com o erro. É importante, querido leitor, que saibamos o que a Bíblia fala sobre a história de Noé, para que não sejamos confundidos com as idéias imaginarias que um filme ou qualquer outra invenção que o homem possa apresentar seja documentário, filme, drama, teatro, novelas, revistas, jornais, ou até sermões.

Nos dias de hoje, há uma profunda necessidade de analisarmos em detalhes o que nos é apresentado como sendo "verdadeiro", pois detalhes podem tirar a salvação de muitas pessoas.

Por isso quero apresentar os fatos que a Bíblia apresenta sobre a história de Noé. Por que o filme apresentado não está em harmonia com as escrituras.

Partes enumeradas são comentários a respeito do filme, em negrito, o que a Bíblia fala a respeito.

1 - O filme começa afirmando que Adão teve três filhos, Caim, Abel e Sete.

 A afirmação está correta, mas não somente eles, mas depois de Sete, Adão e Eva tiveram mais filhos, conforme Gen. 5:4: "Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos e TEVE FILHOS E FILHAS". 

2 - Relata que Caim foge para o Oriente e é acolhido por guardiões.

Ele realmente vai para o Oriente, para a Terra de Node, mas a Bíblia não relata nada sobre guardiões recebendo Caim. Gen.4:16

3 - O filme relata que os guardiões ajudaram a construir um civilização desenvolvida, apresentando no inicio da imagem, uma torre alta no meio da cidade, que da a impressão para quem conhece a história, que seria a torre de Babel.

Caso você tenha esta impressão, lembre-se que a torre de Babel só foi construida depois do dilúvio. Gen. 11

 4 - Afirma que a descendência de Caim se multiplica, constrói cidades e propagaram o mal devastando a terra e que só os filhos de Sete e que a preservavam.

As Escrituras não traz dessa forma, ela fala que Deus ordenou ao homem que "Que multiplicasse e enchesse a Terra, e isso realmente aconteceu, conforme relatado em Gen. 4:17-26(Genealogia de Caim) e Gen 5:1-32(Genealogia de Adão). O homem realmente começou a povoar a Terra, a construção de cidades também é verdadeira, pois encontramos relatos de cidades construídas na época, como a cidade chamada "Enoque", construída por Caim provavelmente para honrar o filho Enoque que havia nascido. 

5 - Os guardiões, os anjos caidos.

Os anjos que cairam por terra(Isa. 14:12), foram anjos que desobedeceram a Deus, ou seja, Satanás e seus anjos, o filme dá a compreensão, de que Noé tinha amizade com esses seres, mas esses seres são inimigos de Deus, que vieram para roubar, matar e destruir(Jo.10:10), é por causa deles que o mundo está cheio de violência.

No filme, os anjos são gigantes, talvez em referência a Gen. 6:4 que menciona que havia gigantes sobre a Terra, mas a Bíblia não menciona que esses gigantes eram anjos caídos.

6 - Os mesmos anjos caídos no final do filme, retornam a Deus, após salvarem a arca e Noé com sua família.

Não há nenhum relato bíblico, que diga tal afirmação, a Bíblia fala que tais seres serão destruídos(Apoc. 20:10), por que sua rebeldia permanecerá até o dia do retorno de Cristo a Terra.

7 - O autor no inicio do filme, dá de entender que Noé era um dos últimos da linhagem de Sete. mostrando a morte de Lameque quando Noé ainda era uma criança.

Se você tiver tempo para calcular a genealogia de Adão em Gen. 5, você perceberá que havia outros da linhagem de Sete que estava vivos na época que Noé recebeu a ordem para construir a Arca. Os irmãos de Noé( que a Bíblia não cita dos nomes), também estavam vivos na época.
No filme, Lameque morre com Noé ainda criança, este é outro erro, pois a Bíblia relata que Lameque tinha 182 anos quando gerou Noé, e depois que gerou Noé viveu 595 anos, num total de 777 anos.

8 -  O filme retrata sobre Tubalcaim, lider de um grupo de homens, possivelmente da genealogia de Caim, o
Tubalcaim - Filme Noé
filme relata Tubalcaim, matando o pai de Noé, e posteriormente desafiando Noé, lutando para tomar a arca, e entrando na arca.

 Nas ESCRITURAS, o único relato sobre Tubalcaim, está em Gen. 4:22, onde fala que Tubalcaim foi um ferreiro, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro. Se Tubalcaim viveu na época de Noé, a Bíblia não traz nenhum relato a respeito disso, nem que ele tenha matado o pai de Noé, e muito menos que ele tenha entrado na arca.

9 - No inicio do filme Noé já adulto é apresentado como um homem que respeita a natureza, ensinando ao filho até sobre um flor que é arrancada da Terra. Mas em seguida vemos a cena de Noé lutando e matando para se defender.

A Bíblia relata que Noé era justo e integro entre seus contemporâneos, Noé andava com Deus( Gen. 6:9), ou seja ele tinha comunhão com Deus, o qual infelizmente é mencionado apenas como Criador.
Noé era uma pessoa que amava Deus, e obedecia suas ordens, e ja tinha conhecimento sobre os mandamentos de Deus, não se esqueça que os mandamentos de Deus, foram escritos pelo próprio dedo Deus em duas tábuas de pedra(Gen. 31:18). Os mandamentos que eram passados de pai para filho, tanto é que os mandamentos já estavam em vigor, que na ocasião que Caim mata Abel, o assassinato do irmão é algo hediondo, do qual recebe a desaprovação de Deus(Gen. 4:11) e que o próprio Caim não pode suportar estar diante dos pais, fugindo para a terra de Node.

Outra evidência simples e que mostra que o mandamento está implícito, é a ordem de Deus para que o homem se una a sua mulher e ambos se tornem uma só carne. Deus ordenou que se unisse a SUA mulher e não AS SUAS MULHERES, como aconteceu com Lameque, filho de Metusael, descendente de Caim(não confunda com Lameque, filho de Matusalém), que tomou para si duas mulheres, Ada e Zilá. Sendo conhecido como o primeiro bígamo da Bíblia.

Deus não aprova atos que são contrários as suas ordens.  

10 - No filme a esposa de Noé fala: " Descanse, talvez você encontre um modo de fazer as coisas certas"

Essa declaração parece afirmar que Noé só faz coisas erradas ou não vive uma vida coerente a vontade de Deus, esta declaração entra em oposição com a vida de Noé, que segundo a Bíblia, era justo e reto.

11 - Noé acaba tendo sonhos e alucinações do que havia de acontecer na terra e a missão que Noé deveria ter, construir a arca.

A Bíblia afirma que Deus falou com Noé, ele não deu a ele sonhos e alucinações.Gen 6:13

12 - Noé sai a procura de Matusalém, seu avô, para buscar orientações do que fazer.

Nesta época, que Deus falou com Noé, Matusalém está vivo mesmo, mas a Bíblia não fala que ele foi atrás de Matusalém para saber o que fazer, em Gen 6 a partir do verso 11, Deus fala com Noé, e lhe dá detalhadamente como a arca deve ser construída.

Outro fato interessante, é que Noé não tinha filhos quando Deus lhe deu a ordem construir a arca. "Seus filhos nasceram 23 anos depois da ordem de Deus."(Estudo realizado por Victor H. Vizcarra,  PHD e professor de física da UEM ).

13 - O filme conta que Noé recebeu ajuda dos guardiões para construir a arca.

A Bíblia não conta quem ajudou Noé a construir a arca, há algumas idéias possiveis: 

a. Os parentes de Noé(irmãos, tios e avós tenham ajudado).
b. Ele tenha contratado trabalhadores para ajudar.
c. Amigos de Noé.

Seus filhos quando cresceram ajudaram a construir. Mas a Bíblia não relata como foi a construção(técnicas, métodos, ferramentas).

14 - No filme apenas Noé, sua esposa, seus três filhos e uma menina adotada entram na arca.

Quando Deus falou com Noé, Deus disse a ele quem entraria na arca: Noé, sua esposa, seus filhos e as mulheres de seus filhos. Gen. 6:18  Lembrando que neste momento, Noé ainda não tinha filhos.

15 - O filme apresenta Noé tendo claramente a ideia de que Deus apenas usaria eles para ajudar os animais na arca, e que os animais deveriam povoar a Terra, agora sem a interferência dos humanos.

Esta ideia não é apresentada na Bíblia, Deus preservou Noé, para que através dele, surgisse um novo povo, obediente a Deus.

16 - O filme torna Noé um ser disposto a fazer qualquer coisa para seguir as ordens de Deus, até matar se for preciso.

Essa atitude se opõe ao próprio mandamento de Deus. Mostrando que o autor do filme realmente não tem ideia de como seria Noé na realidade. E torna Noé um homem frio, calculista, sem amor, destruindo a imagem de um homem reto e integro, conforme relatado na Bíblia.

Matusalém - Filme Noé
17 - Matusalém morre no Dilúvio.

Outro erro por falta de conhecimento, Matusalém só não entrou na Arca por que morreu um ano antes do dilúvio.(veja o artigo "Curiosidades sobre Noé e a Arca") 
Outros parentes como o pai de Noé, também morreu antes do dilúvio.

18 - O filme diz que Tubalcaim, luta para conquistar a arca.

A Bíblia não traz nenhum relato desses, possivelmente Noé tenha enfrentado injúrias, piadinhas, humilhações e até ser taxado de louco, por fazer um barco, e esperar uma inundação sendo que nem a chuva existia ainda.

19 - Tubalcaim entra na arca e fica escondido se alimentando dos animais.

Os únicos que entram na arca e Noé, sua esposa, seus filhos e a esposa de seus filhos. A Bíblia relata que o homem se tornou carnal, a maldade do homem havia se multiplicado na terra e era continuamente mau todo o desígnio do coração humano.(Gen. 6:5)

A terra estava corrompida e cheia de violência(Gen. 6: 11)

Os únicos que acharam graça diante de Deus, foram Noé e sua família.

Informações Interessantes sobre Noé e a Arca.

Quanto tempo levou para construir a arca??? Comentaristas mencionam cerca de 100 anos, no filme foi feito em 10 anos, mas estudos revelam que Noé levou cerca de 120 anos para construir a arca. O tempo que foi levado não é relatado na Bíblia. Como se sabe disso??

Algumas evidências são apresentadas na Bíblia, Noé tinha 500 anos quando gerou Cam, Sem e Jafé(Gen.6:32) e tinha 600 anos quando as águas do dilúvio encheram a terra, temos que lembrar que 22 anos antes dos filhos nascerem, Noé recebeu a ordem de Deus para a construção do Dilúvio. Chegasse a 22 anos quando se calcula a genealogia de Adão.

É uma pena que o filme não tenha buscado a fidelidade bíblica, pois é muito bom ter um bom filme bíblico para assistir e relembrar quando quiser, mas não foi desta vez.

Johnny Cleber Francisco
Teológo e autor da Biblia Curiosa

Fonte imagens:
http://www.hcnoar.com/image.axd?picture=2014%2F5%2Fno%C3%A9-filme.jpg
http://imguol.com/blogs/88/files/2014/04/noe_09.jpg
http://www.guiadasemana.com.br/system/pictures/2014/3/110211/cropped/noah-3.jpg


6 comentários:

  1. Muito boa as comparações com a verdade bíblica, fiquei decepcionado com o filme.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, assisti o filme apertando o pause e comparando com a Bíblia. Percebi que muitas coisas fluía henarmonicamente.
    Triste é cristãos conhecerem as escrituras por filmes e novelas por preguiça de ler o que de fato ouve e foi registrado na Bíblia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei as comparações! Muito sem base esse filme, o autor do filme da uma viajada boa na história!

    ResponderExcluir
  4. Amei as comparações! Muito sem base esse filme, o autor do filme da uma viajada boa na história!

    ResponderExcluir
  5. Boa reportagem, obrigado.
    Eu só gostaria de dizer para corrigir sobre as tábuas escritas pelo dedo do Senhor foram escritas na época de Moisés não? (Noé sabia que não podia matar pelo exemplo de Caim não pelas duas tábuas)
    E sobre estudo realizado por......
    Seria interessante manter apenas citações escrituristicas, que já são eficientes na refutação de inverdades divulgadas pelo filme, as quais nota-se que o autor deste artigo têm extenso conhecimento e desde já o parabenizo

    ResponderExcluir

UNIÃO FAMILIAR - UMA JORNADA APARTIR DO GENESIS

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão inspirada nas sábias palavras do Livro de Gênesis, um livro que traz consigo os alicer...