Pesquisadores israelenses conseguiram determinar a data exata em que o pôr do sol se atrasou por quase um dia inteiro durante uma batalha descrita no livro de Josué. Segundo o relato bíblico em Josué 10:12-14, a Terra teria parado seu movimento por quase um dia, atrasando o pôr do sol e assegurando uma vitória decisiva para Israel. Esse episódio bíblico foi corroborado por uma equipe de cientistas israelenses com o apoio de dados da NASA.
Três pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Bersebá, Israel, publicaram um estudo que sugere que, naquele período, ocorreu um eclipse solar. Eles conseguiram identificar a data da batalha como 30 de outubro de 1207 a.C. No relato bíblico, Josué pediu a Deus que o sol se detivesse sobre Gibeom e a lua sobre o vale de Aijalom, o que, segundo o texto, ocorreu: “O Sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs” (Josué 10:12-13).
Os pesquisadores notaram que outros relatos antigos também mencionam a paralisação do Sol, mas apenas o relato bíblico inclui a Lua. Isso levou à conclusão de que o evento descrito corresponde a um eclipse solar, quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar.
A equipe liderada pelo Dr. Hezi Yitzhak identificou um único eclipse solar na região que ocorreu entre 1500 e 1000 a.C., coincidindo com o período em que os israelitas teriam entrado na terra. O eclipse foi datado precisamente às 16h28 do dia 30 de outubro de 1207 a.C. Os estudiosos também conseguiram mapear o percurso de 30 quilômetros seguido por Josué e seus homens até Gibeão, ao norte de Jerusalém.
No entanto, o estudo não conseguiu verificar a origem da chuva de granizo mencionada em Josué 10:11: “Enquanto fugiam de Israel na descida de Bete-Horom para Azeca, o Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.”
“Nem todos aceitam a ideia de usar a física para validar histórias bíblicas, e entendo que isso pode ser visto como uma tentativa de racionalizar a fé,” afirmou Yitzhak ao site Haaretz no último domingo (16). “No entanto, há muitas verdades históricas que têm evidências arqueológicas substanciais.”
Fonte: https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/cientistas-comprovam-o-dia-em-que-o-sol-parou-descrito-na-biblia-por-josue.html
imagens respectivamente: https://www.google.com/search?q=josue+parando+o+sol&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR823BR823&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwido4PukOngAhVdIrkGHVMEDoAQ_AUIDygC&biw=1536&bih=723#imgrc=z7Rl4q8TBcUBgM:
https://www.google.com/search?q=josue+parando+o+sol&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR823BR823&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwido4PukOngAhVdIrkGHVMEDoAQ_AUIDygC&biw=1536&bih=723#imgrc=gZabRuzpTpS5rM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário