Pesquisar este blog

A Bíblia Curiosa reúne temas fascinantes relacionados à Bíblia, abordando sua origem, formação e autores. Além disso, traz artigos encontrados na internet, escritos pelo autor, e uma variedade de histórias e curiosidades que enriquecem nosso conhecimento. Essas experiências são fundamentais para fortalecer nossa fé e confiança em Deus. Aqui, você encontrará insights valiosos que podem transformar sua jornada espiritual. Desejamos a você uma ótima leitura!

09 abril 2010

Vinho na Bíblia, era alcoolico ou não?

3 palavras são usadas para designar tres especies de vinho na Bíblia! só no antigo testamento!

yayin - Gen 9:21 - é o mais usado, porque aparece nada menos de 140 vezes. esta palavra é empregada indistintamente sem considerar se o vinho é fermentado ou não.

Tirosh, empregado 38 vezes na Bíblia, ao contrário da anterior, esta indica que o vinho não é fermentado! Algumas vezes é traduzido como vinho novo ou mosto. Deut. 12:17

shekar é a terceira palavra usada, tem a conotação negativa, normalmente é traduzida por bebida forte. os escritores do velho testamento a empregam 23 vezes. Prov. 31:6 "Dai bebida forte(shekar) aos que perecem, e vinho(yayin) aos amargurados de espirito."

Se você usar a septuaginta(tradução do hebraico para o grego, feita por setenta sábios judeus) a palavra que é usada é "oinos" para traduzir as hebraicas Yayin e tirosh, mas nunca para shekar ou bebida forte.

Arão e seus filhos, os sacerdotes, foram estritamente proibidos de beber vinho ou bebida forte ao entrarem no tabernaculo para ministrar diante do senhor(lev.10:9)

Os nazireus eram igualmente proibidos de usar vinho enquanto estivessem debaixo do voto(num. 6:3, 20; confira juizes 13: 4-7)

Os recabitas viveram um exemplo digino de nota de abstinência permanente do vinho, aderindo estritamente ao mandamento de seu ancestral, Jonadabe, para abster-se dele(jer. 35:2,5,8,14)

O livro de proverbios está repleto de advertências contra indulgência com o vinho e bebida forte (veja prov. 20:1; 20:17; 23:30,31; 31:4)

Existe no velho testamento as mais variadas advertencias dos grandes perigos advindos do uso do vinho e bebidas fortes. Dentre esta advertencias as que mais se agigantam são as apresentadas por Salomão no livro de proverbios(20:1;20,21 e 30)

No novo testamento também encontramos 3 palavras para descrever vinho: Oinos, síkera, gléukos.

Dessas 3, a mais usada é "oinos" aparece 36 vezes

A palavra síkera aparece uma unica vez, luc 1:15

O vocabulo gléukos só foi usado uma vez em atos 2:13

Embora a lingua grega seja especialista em empregar palavras distintas para idéias diferentes, ela não possui uma palavra para vinho com alcool e outra para vinho sem alcool. o novo testamento emprega "oinos" tanto para o vinho fermentado como não fermentado.

O vinho usado por Jesus na Santa Ceia, não era alcoolico(fermentado)

O vinho fermentado, (alcoolico) não era utilizado, por que fermento é simbolo do pecado, e o vinho para simbolizar o sangue de cristo não podia conter fermento. Jesus não havia pecado.

Comentário: Por isso que o vinho alcoolico utilizado na igrejas cristas, não pode representar o sangue de Cristo, por que é o vinho alcoolico, foi fermentado, isto quer dizer que a pessoa que bebe deste vinho, afirma simbolicamente que Jesus pecou em vida. Muitos tomam sem saber deste fato.

Fonte: Explicações de Textos Dificeis da Biblia. Pedro Apolinário.
           Comentário: Pr. Johnny Cleber Francisco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em destaque da semana

Quando o Motor Calou, Deus Falou

  Quando o Motor Calou, Deus Falou Na época em que eu trabalhava como capelão na Escola Adventista de Vila Matilde, finalizei mais um ano d...

Postagens mais visitadas na semana

Postagens mais visitadas

Postagens mais visitadas em 2024