Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vinho na Bíblia, era alcoolico ou não?

3 palavras são usadas para designar tres especies de vinho na Bíblia! só no antigo testamento!

yayin - Gen 9:21 - é o mais usado, porque aparece nada menos de 140 vezes. esta palavra é empregada indistintamente sem considerar se o vinho é fermentado ou não.

Tirosh, empregado 38 vezes na Bíblia, ao contrário da anterior, esta indica que o vinho não é fermentado! Algumas vezes é traduzido como vinho novo ou mosto. Deut. 12:17

shekar é a terceira palavra usada, tem a conotação negativa, normalmente é traduzida por bebida forte. os escritores do velho testamento a empregam 23 vezes. Prov. 31:6 "Dai bebida forte(shekar) aos que perecem, e vinho(yayin) aos amargurados de espirito."

Se você usar a septuaginta(tradução do hebraico para o grego, feita por setenta sábios judeus) a palavra que é usada é "oinos" para traduzir as hebraicas Yayin e tirosh, mas nunca para shekar ou bebida forte.

Arão e seus filhos, os sacerdotes, foram estritamente proibidos de beber vinho ou bebida forte ao entrarem no tabernaculo para ministrar diante do senhor(lev.10:9)

Os nazireus eram igualmente proibidos de usar vinho enquanto estivessem debaixo do voto(num. 6:3, 20; confira juizes 13: 4-7)

Os recabitas viveram um exemplo digino de nota de abstinência permanente do vinho, aderindo estritamente ao mandamento de seu ancestral, Jonadabe, para abster-se dele(jer. 35:2,5,8,14)

O livro de proverbios está repleto de advertências contra indulgência com o vinho e bebida forte (veja prov. 20:1; 20:17; 23:30,31; 31:4)

Existe no velho testamento as mais variadas advertencias dos grandes perigos advindos do uso do vinho e bebidas fortes. Dentre esta advertencias as que mais se agigantam são as apresentadas por Salomão no livro de proverbios(20:1;20,21 e 30)

No novo testamento também encontramos 3 palavras para descrever vinho: Oinos, síkera, gléukos.

Dessas 3, a mais usada é "oinos" aparece 36 vezes

A palavra síkera aparece uma unica vez, luc 1:15

O vocabulo gléukos só foi usado uma vez em atos 2:13

Embora a lingua grega seja especialista em empregar palavras distintas para idéias diferentes, ela não possui uma palavra para vinho com alcool e outra para vinho sem alcool. o novo testamento emprega "oinos" tanto para o vinho fermentado como não fermentado.

O vinho usado por Jesus na Santa Ceia, não era alcoolico(fermentado)

O vinho fermentado, (alcoolico) não era utilizado, por que fermento é simbolo do pecado, e o vinho para simbolizar o sangue de cristo não podia conter fermento. Jesus não havia pecado.

Comentário: Por isso que o vinho alcoolico utilizado na igrejas cristas, não pode representar o sangue de Cristo, por que é o vinho alcoolico, foi fermentado, isto quer dizer que a pessoa que bebe deste vinho, afirma simbolicamente que Jesus pecou em vida. Muitos tomam sem saber deste fato.

Fonte: Explicações de Textos Dificeis da Biblia. Pedro Apolinário.
           Comentário: Pr. Johnny Cleber Francisco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VINHO NA CEIA DO SENHOR, ALCOOLICO OU NÃO

  Na Bíblia, três palavras diferentes são usadas para descrever tipos específicos de vinho no Antigo Testamento: "Yayin": Esta é a...