Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Exposição de arte sacra abre celebração da Semana Santa em Caruaru

Peças foram produzidas por 30 artesãos do bairro Alto do Moura.
Local é celeiro de herdeiros e seguidores de Mestre Vitalino.
Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

A cidade de Caruaru (PE) abriu a Exposição de Arte Sacra, no bairro Alto do Moura, nesta quinta-feira (2), como parte das celebrações da Semana Santa. Segundo a prefeitura, trinta artesãos, seguidores do Mestre Vitalino, produziram peças que retratam a vida e a morte de Jesus Cristo, todas baseadas em referências bíblicas. As obras podem ser vistas das 9h às 21h, na Praça do Artesão.

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru pagou um cachê simbólico de R$ 150 pelas criações, que após o período da Semana Santa farão parte do acervo do Museu do Barro.

O bairro Alto do Moura, em Caruaru (PE), é berço da arte de modelar argila e da cultura de raiz. O local fica a sete quilômetros de distância do Centro da capital do forró e abriga cerca de mil artesãos.

Peças reproduzem a vida e a morte de Jesus Cristo (Foto: Agnaldo Lima/Divulgação/Prefeitura de Caruaru)

 Como um reduto da cultura pernambucana, o local abriga, além dos ceramistas, representantes de grupos musicais e de danças regionais, como a mazuca.

O bairro se transformou em atrativo turístico internacional, o que também aumentou a venda de peças de argila, que são exportadas para países da Europa, América do Sul e para os Estados Unidos.

Na casa onde Vitalino Pereira dos Santos, o mestre Vitalino, morou durante cerca de quarto anos, hoje funciona o museu que leva seu nome. Ele ficou famoso por fazer bonecos de argila com personagens nordestinos. A primeira peça esculpida por ele foi “o caçador de gato maracajá”, em 1915.

Trinta artistas participam da exposição (Foto: Agnaldo Lima/Divulgação/Prefeitura de Caruaru)







Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1071953-5598,00-EXPOSICAO+DE+ARTE+SACRA+ABRE+CELEBRACAO+DA+SEMANA+SANTA+EM+CARUARU.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...