Local é celeiro de herdeiros e seguidores de Mestre Vitalino.
Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo
A cidade de Caruaru (PE) abriu a Exposição de Arte Sacra, no bairro Alto do Moura, nesta quinta-feira (2), como parte das celebrações da Semana Santa. Segundo a prefeitura, trinta artesãos, seguidores do Mestre Vitalino, produziram peças que retratam a vida e a morte de Jesus Cristo, todas baseadas em referências bíblicas. As obras podem ser vistas das 9h às 21h, na Praça do Artesão.
A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru pagou um cachê simbólico de R$ 150 pelas criações, que após o período da Semana Santa farão parte do acervo do Museu do Barro.
O bairro Alto do Moura, em Caruaru (PE), é berço da arte de modelar argila e da cultura de raiz. O local fica a sete quilômetros de distância do Centro da capital do forró e abriga cerca de mil artesãos.
Peças reproduzem a vida e a morte de Jesus Cristo (Foto: Agnaldo Lima/Divulgação/Prefeitura de Caruaru) |
O bairro se transformou em atrativo turístico internacional, o que também aumentou a venda de peças de argila, que são exportadas para países da Europa, América do Sul e para os Estados Unidos.
Na casa onde Vitalino Pereira dos Santos, o mestre Vitalino, morou durante cerca de quarto anos, hoje funciona o museu que leva seu nome. Ele ficou famoso por fazer bonecos de argila com personagens nordestinos. A primeira peça esculpida por ele foi “o caçador de gato maracajá”, em 1915.
Trinta artistas participam da exposição (Foto: Agnaldo Lima/Divulgação/Prefeitura de Caruaru)
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1071953-5598,00-EXPOSICAO+DE+ARTE+SACRA+ABRE+CELEBRACAO+DA+SEMANA+SANTA+EM+CARUARU.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário