Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RINDO DO CARECA


Lendo algumas postagens na internet, me deparei com este título, que falava de Eliseu, veja a narrativa do site: 

"Uma das passagens mais inspiradoras (ou assustadoras) da Bíblia está no livro de Reis (2:23-24). Ela conta a história de Eliseu, um homem bastante sábio, mas que sofria com a calvície, própria de sua idade. Um belo dia, ele estava em uma longa caminhada até Betel, na Cananeia, quando foi atacado por um grupo de crianças que queria provocá-lo por conta de sua careca.

Mas Eliseu soube se vingar e lançou maldições em nome do Senhor para aqueles meninos. Imediatamente, duas ursas surgiram do bosque e aniquilaram as 42 crianças, destruindo seus corpos até a morte. Moral da história? Nunca dê risada de um careca. Deus leva isso muito a sério."
O texto é II Reis 2:23-25, "Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria."



e Eliseu era um profeta de Deus, muito conhecido em toda a região de Israel, ao caminhar até Betel, na Cananeia, uns menininhos( o termo correto em hebraico é "rapazinhos" sairam atrás dele caçoando.
"O termo "rapazinhos" quer dizer jovens ou rapazes de 12 a 30 anos de idade, cpazes de sicernir o certo e o errado e de tomar as próprias decisões. não se tratava de um grupo de garotos expertinhos, mas sim de uma gangue de jovens arrogantes ridicularizando maliciosamente a Deus e a seu servo.
A expressão "Sobe!" refere-se à ascensão recente de Elias ao céu. Cinquenta homens viram Elias desaparecer da terra num instante e, sem duvida, contaram o que havia ocorrido, de modo que a o acontecimento provavelmente foi assunto de inúmeras conversas. 
Na verdade os jovens estavam dizendo: "Se você é mesmo um homem de Deus, por que não vai para o céu como Elias foi? Que bom que ele partiu; e seria bom se você seguisse o mesmo caminho!
Um jovem chamar um homem de "calvo" era um grave desrespeito, e repetir o apelido tornava a ofensa ainda maior. O cabelo grisalho era uma "coroa de honra"(Prov. 16:31) para os israelitas, mas a calvície era algo raro em seu meio e considerada por alguns como uma desgraça(Isa. 3:24)
O que temos aqui é uma gangue de desordeiros irreverentes e desrespeitosos zombando do servo de Deus e repetindo palavras que, provalvelmente, ouviram em casa ou nas ruas da cidade. Uma vez que conhecia a Palavra de Deus, Eliseu sabia que os sinsultos dos rapazes eram uma transgressão da aliança com Deus, de modo que invocou uma maldição sobre eles. Esses rapazes não estavam mostrando respeito para com o Senhor Deus de Israel nem para com Elias e Eliseu, de modo que precisavam ser julgados. 
As duas ursas feriram os jovens, mas não os mataram, e, para o resto da vida deles, as cicatrizes que ficaram serviram para lembra-los de que não podeiram brincar com o Senhor e escapar inpunes."1
Acredito que por não conhecer o contexto, o autor do referido blog não compreendeu o que estava acontecendo. Mas isso acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...