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quarta-feira, 31 de julho de 2024

P52 - Papiro Rylands


 

O Papiro Rylands 52 (ou P52) é um dos fragmentos mais antigos conhecidos do Novo Testamento. Aqui estão alguns detalhes importantes sobre ele:

Descrição e Características

  • Tipo de Manuscrito: É um fragmento de papiro.
  • Data: Acredita-se que o P52 tenha sido escrito no início do século II, por volta do ano 125-150 d.C. Essa datação o torna um dos mais antigos testemunhos do Novo Testamento que conhecemos.
  • Idioma: Está em grego.
  • Conteúdo: O fragmento contém partes do Evangelho de João, especificamente João 18:31-33 e 18:37-38. Apenas um pequeno trecho sobreviveu, o que compreende uma parte da narrativa sobre o julgamento de Jesus perante Pôncio Pilatos.

Importância Textual e Histórica

  • Valor Histórico: O P52 é significativo porque fornece evidências de que o Evangelho de João estava em circulação no início do século II, o que é crucial para a compreensão da cronologia e da disseminação dos textos cristãos primitivos.
  • Autenticidade e Datação: A datação do P52 baseia-se em uma análise paleográfica (estudo da escrita antiga) do estilo das letras e do material do papiro. A sua datação inicial é importante porque ajuda a estabelecer que os textos do Novo Testamento foram escritos e circulados mais cedo do que alguns críticos anteriormente sugeriam.
  • Preservação do Texto: O fragmento revela a forma do texto do Evangelho de João em um estágio relativamente precoce de sua transmissão, fornecendo uma base para a crítica textual e a comparação com outros manuscritos posteriores.

Descoberta e Localização

  • Descoberta: O P52 foi descoberto no Egito por um mercador de antiguidades e, em 1920, foi adquirido pela Biblioteca John Rylands, em Manchester, Reino Unido. Daí o nome "Papiro Rylands 52".
  • Atualmente: O manuscrito está preservado na Biblioteca John Rylands, onde pode ser consultado por pesquisadores e estudiosos.

Significado

O P52 é um artefato crucial na crítica textual do Novo Testamento. Sua existência atesta a antiguidade e a ampla circulação dos textos cristãos já no início do século II. Ele fornece uma conexão direta com os primeiros dias do cristianismo e ajuda a confirmar a autenticidade e a tradição dos textos que foram eventualmente incluídos no Novo Testamento.

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