Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por culpa do pai, avô amaldiçoou o neto!

Cam foi irmão de Sem e de Jafé. Todos filhos de Noé. E é sobre ele, o “filho mais moço”, que eu quero refletir um pouquinho com você, agora.

A história de Cam é trágica. O jovem ajudou o pai a construir a Arca. Viu os animais, de dois em dois, entrarem no grande barco e conviveu com eles por um ano e dez dias. Sobreviveu, com os outros 7 da família, a maior catástrofe da história antiga, o dilúvio. Cam tinha tudo para ser uma referência positiva na história pós-diluviana. Mas, não foi. Fracassou.

E o fracasso de Cam aconteceu justamente em casa. Um tempo depois do dilúvio e da farta colheita de uvas na vinha que plantara, Noé se entusiasmou com o fruto da vide. Bebeu demais. E, como sempre acontece com quem bebe demais, Noé fez bobagem. Chegou até a ficar sem roupa dentro de casa.

Cam, que viu a nudez do pai nessa vergonhosa situação, contou aos irmãos. A forma como fez isso não deve ter sido nada elogiável ou positiva. Depois do porre e de ficar sabendo da atitude de Cam, o velho Noé proferiu uma maldição. O curioso é que a maldição não é direcionada ao filho Cam e sim para o neto, Canaã, que era filho de Cam.

Noé usa a situação como um espelho. Assim como ele fora humilhado por Cam, o filho deste o faria sofrer da mesma maneira. E, de acordo com a narrativa bíblica, foi exatamente isso que aconteceu. Os descendentes de Cam, Mizraim (que é o Egito) e Canaã, foram condenados por práticas sexuais abomináveis (Levítico 18:3). Posteriormente, conforme profetizado por Noé e narrado por Josué, os descendentes de Canaã se tornaram escravos dos filhos de Sem, o filho mais velho do patriarca.

O mandamento bíblico que ordena aos filhos honrarem pais e mães é muito sério. “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). É o único dos mandamentos com uma promessa: vida longa. Você tem alguma dúvida que este mandamento ainda esteja vigorando no século 21? Eu não.

Pense nisso no dia de hoje.

(Da série “Personagens quase desconhecidos da Bíblia”)

Fonte: http://novotempo.com/amiltonmenezes/2011/06/17/por-culpa-do-pai-avo-amaldicoou-o-neto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...