Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

domingo, 31 de julho de 2011

Você está no prumo?

Hoje vamos estudar mais uma profecia do Velho Testamento. Foi feita em torno do ano 787 AC e está em Amós 7:8: “E o Senhor me disse: que vês tu Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel: Nunca mais passarei por ele”.

A profecia começa com uma pergunta. “Que vês tu, Amós?” Este tipo de pergunta é uma oportunidade para que haja uma explicação do que o profeta estava vendo. Deus nunca deixa os filhos dEle sem que entendam plenamente o que Ele quer. Deus estava pronto a dar toda a explicação que Amós precisasse para orientar o povo sobre o que Ele estava pensando a respeito deles.

Mas o que é um prumo? “O prumo consiste de um fio com um peso qualquer em uma das extremidades, como uma pedra ou pedaço de metal. Seu uso é o mesmo desde a Antigüidade até os nossos dias. Os pedreiros usavam e ainda usam para encontrar a verdadeira perpendicular, para que possam construir paredes, edifícios, templos, que se mantenham na vertical e não caiam. A arqueologia tem demonstrado a existência desse instrumento pelo menos desde o ano 2900 a.C., no Egito” (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia vol.5 pg. 490).

Amós não tinha duvidas do que estava vendo. Ele tinha familiaridade com o prumo pois o reconheceu com facilidade. A dúvida do profeta era o que Deus queria dizer ao mostrar-lhe esse objeto. O Senhor dizia que o prumo seria colocado no meio do povo de Israel. O que isto significava?

Amigo ouvinte, era chegada a hora dos habitantes de Israel serem avaliados por Deus. Eles seriam examinados de forma tão séria como um construtor examina A obra dele para ver se ela está no prumo, ou seja, se ela está em pé, exatamente na posição vertical.

Um outro detalhe importante: o prumo, em certo sentido, é usado para a destruição. Se uma parede não está na posição correta o prumo vai mostrar, e ela terá que ser corrigida ou dependendo da gravidade do problema, até deverá ser destruída. Portanto, o prumo também serve para avaliar algo que será desmanchado ou destruído.

Os habitantes de Samaria passariam por uma avaliação séria, vinda da parte de Deus. O prumo seria colocado bem no meio. Se o meio estivesse no prumo, o resto certamente estaria correto. Deus estaria avaliando todos os detalhes que envolvessem este povo. O prumo seria colocado. A verdade iria aparecer.

É importante lembrar que o erro não resiste ao prumo. Diante deste aparelho a verdade ou o erro vão aparecer, gostem os seus responsáveis ou não.

O símbolo do prumo também foi usado por muitos profetas no velho testamento. Em II Reis 21:13, o prumo simboliza o juízo divino contra os habitantes de Jerusalém, que nesta época estavam envolvidos até o pescoço com toda a espécie de praticas injustas, duvidosas e distorcidas. O prumo sempre é colocado quando se tem dúvida ou se quer confirmar se algo está devidamente construído. Já em Zacarias 4:10 esse pequeno instrumento simboliza a determinação de Deus em impor um correto julgamento, requerendo dos homens uma verdadeira retidão.

Em Amós, porém, o prumo é usado para averiguar a verticalidade de uma parede, na visão profética. Tem a finalidade de ensinar ao povo que eles seriam examinados, a fim de que as iniqüidades ficassem evidenciadas e fossem corrigidas.

Ao estudar esta profecia não podemos deixar de descobrir a grande lição que Deus esperava que os habitantes de Israel descobrissem, ou seja, Deus vai passar no meio de Israel para avaliar o povo dEle. Mas esta mensagem não era só para o Israel do tempo do profeta Amós. Esta mensagem é para os nossos dias. Ela é para todos nós.

Amigo ouvinte, você está pronto para ser avaliado, não por seres humanos com os seus critérios limitados e muitas vezes imperfeitos, mas pelo Criador de todas as coisas? Qual seria a avaliação que Deus faria de seus sentimentos? Seriam todos eles aprovados pelo construtor do Universo? Qual seria a nota que Deus daria para o seu linguajar? Todas as palavras que você usa, poderiam ser usadas na presença de Deus? Como você se sentiria se Deus aparecesse nos ambientes que você freqüenta? Ficaria feliz ou decepcionado com você? Se Jesus fosse até você na hora de uma refeição, quer em sua casa ou num restaurante, você continuaria comendo ou bebendo normalmente? Você teria condições de convidar o Rei dos reis para participar de uma refeição com você? Se você tivesse uma audiência com o nosso Senhor Jesus, iria com as roupas que costumeiramente usa?

Sabe, o prumo foi colocado no meio de Israel. Os erros foram patenteados, tudo ficou claro. Ninguém podia reclamar. O prumo estava mostrando a enormidade do pecado. Na presença de Deus, na presença da fonte de verdade, na presença do Criador de todas as coisas, ninguém poderá justificar seus erros.

Lembre-se que um dia o prumo de Deus será colocado em nossa vida também. Como Ele nos achará? O prumo vai confirmar que estamos vivendo corretamente ou vai indicar que a única coisa que resta é a destruição? A história não pode se repetir. A lição precisa ser aprendida com aqueles que viveram antes de nós. Por isso existe a Bíblia. Para isso foram dadas as profecias.

Creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará.

Fonte: http://www.redemaranatha.com.br/?p=8384

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...