Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

domingo, 31 de julho de 2011

Origem da Escrita - Livros Primitivos

Escrita Pictogramica
Tem sido difícil determinar com exatidão, onde, como equando a escrita teve a sua origem. A escrita se originou quandoo ser humano sentiu a necessidade de guardar seus feitos paraque a posteridade os conhecesse.A escrita primitiva foi pictogrâmica onde figurasrepresentavam objetos. Logo a seguir aparece a ideogrâmica,assim chamada pelo fato das figuras representarem idéias. Num terceiro estágio aparece o fonograma – figuras representandosons.Dos povos antigos, os dois que mais se destacaram, nodesenvolvimento da escrita, foram os babilônicos e os egípcios.Cada um destes teve a sua destacada e particular escrita: osbabilônicos criaram a escrita cuneiforme, assim denominada porconsistir de pequenas cunhas, feitas especialmente em pedras;enquanto os egípcios usavam pequenas figuras para representarobjetos e idéias, os famosos hieróglifos.A história nos relata que a decifração dessas escritas exigiumuito esforço e concentração. A escrita cuneiforme foi decifradapelo oficial inglês Henrique Rawlinson, após 18 anos de laboresintensos. Quanto à escrita hieroglífica, todos sabem, que foiChampollion, o notável egiptólogo francês, o primeiro adesvendar-lhe os mistérios.
Simbolos fonograficos

A Escrita Cuneiforme

"A princípio, certa espécie de marca representava uma palavrainteira, ou uma combinação de palavras.Desenvolvendo-se a arte de escrever, passou a haver "marcas"que representavam partes de palavras, ou sílabas. Era este ogênero de escrita em uso na Babilônia no alvorecer do períodohistórico. Havia mais de 500 marcas diferentes, com umas 30.000combinações. Geralmente, essas marcas se faziam em tijolos ouplacas de barro macio (úmido), medindo de 2 a 50 centímetros decomprimento, uns dois terços de largura, e escritos de ambos oslados; depois eram secados ao sol ou cozidos no forno. Por meiodessas inscrições cuneiformes, em placas de barro, é que chegouaté nós a vasta literatura dos primitivos babilônios." (ManualBíblico, p. 45).

Fonte: Historia do Texto Bíblico, Pedro Apolinário, pg. 75-76

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...