Pesquisar este blog

A Biblia Curiosa reune assuntos interessantes referente a Bíblia encontrados na internet, sua fonte encontra-se no final do artigo, São extraídos após uma leitura e analise do texto. Outros artigos do mesmo assunto poderão ser incorporados para o enriquecimento espiritual do leitor. Todos os assuntos extraídos trazem a sua fonte no final do texto. Boa leitura.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Há quem ensine que o evangelho foi pregado aos mortos – 1 Pedro 4:6

by leandro.quadros on 25/08/09 at 5:10 pm

“Pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus”.

A Bíblia é muito clara em afirmar que “os mortos não sabem coisa nenhuma” (Eclesiastes 9:5, 6, 19) e que eles estão dormindo (João 11:11-14; 1 Coríntios 15:18, etc). Também nos ensina que, para poderem ter vida novamente e irem para o céu, as pessoas que morreram têm de ser ressuscitadas primeiro (Lucas 14:14; 1 Coríntios 15:16-19,51-54; 1 Tessalonicenses 4:14-16, etc.).

A Palavra de Deus afirma que a ressurreição só ocorrerá na Segunda vinda de Jesus (1 Coríntios 15:23), “no último dia” (João 6:40).

Por que, então, o texto de 1 Pedro 4:6 “diz” que o evangelho “foi pregado a mortos”?

Utilizando-se do princípio exegético de que textos acerca de um mesmo assunto devem ser analisados em conjunto a fim de compreendermos uma doutrina; e que o contexto em que o mesmo foi escrito deve ser levado com conta, tudo ficará claro.

Pedro aqui não estava querendo dizer que o evangelho estava sendo pregado às “almas” dos mortos, como alguns ensinam. Ele disse (segundo o contexto) que o evangelho foi pregado para aqueles que agora estão mortos. A pregação foi feita quando eles ainda estavam vivos, e eles serão julgados com base nas obras deles feitas em vida. O verso 5 do mesmo capítulo comprova:

“os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos”. Os mortos (mencionados neste texto) serão julgados por que um dia (quando estavam vivos) o evangelho foi pregado a eles.

Sem dúvida, Pedro está falando sobre os mortos cristãos, por que ele refere-se a eles ressuscitando novamente “de acordo com Deus, no espírito”. Em outras palavras, eles irão receber a imortalidade na ressurreição.

Assim podemos entender este verso: O evangelho foi pregado àqueles que agora estão mortos para que eles possam ser julgados de acordo com os homens na carne, ou seja, pelo que viveram na carne; mas, viverão de acordo com Deus no espírito, ou seja, terão uma vida semelhante à vida de Deus.

Esta é a nossa esperança: se viermos a morrer, tendo vivido uma vida de comunhão com Jesus, no julgamento seremos aprovados e vamos ressuscitar com um corpo glorioso, como Jesus Cristo (Filipenses 3:20, 21). Não teremos um espírito sem corpo, mas, um corpo espiritual (Mesmo texto citado anteriormente).

A Bíblia nega o ensino de uma “segunda oportunidade de salvação após a morte” (Leia Romanos 14:12; 2 Co 6:1-2; Hebreus 3:7-8; 6:4-6; 9:27; Romanos 2:6).

Nenhum cristão ortodoxo aceitaria uma barbaridade dessas – de que após a morte é possível ter chance de arrependimento.

Portanto, Pedro não está ensinando que os mortos podem ouvir o evangelho.

Na Verdade de Cristo,

Leandro Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO PROFETA DE DEUS, SEGUNDO A BÍBLIA

  Biblicamente falando, as características do profeta verdadeiro são descritas em vários livros da Bíblia, especialmente no Antigo Testament...