Pesquisar este blog

A Bíblia Curiosa reúne temas fascinantes relacionados à Bíblia, abordando sua origem, formação e autores. Além disso, traz artigos encontrados na internet, escritos pelo autor, e uma variedade de histórias e curiosidades que enriquecem nosso conhecimento. Essas experiências são fundamentais para fortalecer nossa fé e confiança em Deus. Aqui, você encontrará insights valiosos que podem transformar sua jornada espiritual. Desejamos a você uma ótima leitura!

14 maio 2012

Codex do Cairo

O códice do Cairo (também chamado: Codex Prophetarum Cairensis, Cairo Codex dos Profetas) é considerado o mais antigo manuscrito hebraico existente, contém o texto completo profetas do Antigo Testamento de Nevi'im.


Historia

De de acordo com seu colofão, completo com a sua pontuação escrita por Moisés ben Asher em Tiberíades "no final do ano 827, depois da destruição do Segundo Templo" (Ec = 895). Foi um presente para a comunidade Karaite de Jerusalém, e tomada como despojo pelos cruzados em 1099. Mais tarde, entrou na posse da comunidade Karaite no Cairo, onde está ainda hoje.

Quando o Codex atingiu Israel em 1985, caraíta judeus formaram uma comissão que decidiu manter o códice temporariamente sob a custódia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Qualquer decisão futura para o códice foi nas mãos do Conselho de Anciãos Karaite judeus de Israel. Em 2006, David e Albert Marzouk Gamill visitou a Universidade Hebraica de Jerusalém e inspecionou o Codex para a autenticidade ea capacidade de digitalizar examinado em nome de Karaite judeus de Israel. A Universidade Hebraica no momento em que ressaltou que qualquer decisão é e sempre será até o Conselho Karaite de Israel.

Conteudo

O códice contém, de acordo com a terminologia judaica, os livros dos profetas prentenecen Jeremias, Isaías, assim como Isaías, o livro dos Profetas Menores (mas não Daniel), os profetas antigos e anteriormente chamado Josué, Juízes , Samuel e Reis. Pele também contém 13 páginas.

Avaliação científica

De acordo com seu colofão o códice foi escrito por um membro da família Ben Asher, Lazar Lipschutz e outros perceberam que dentro da tradição Massorético, a Cairensis Codex parece ser mais próxima da de Ben Naftali Ben Asher .

Enquanto alguns estudiosos consideram que este é um argumento contra sua autenticidade, Moshe Goshen-Gottstein Ben Naftali supostamente mais fortemente ligados ao sistema do próprio Filho de Moisés ben Asher que Aaron ben Moses ben Asher (Aaron Ben-Asser) , corrigiu e acrescentou Aleppo Codex pontuação.

Mais recentemente, as dúvidas sobre sua autenticidade ter sido excluída por rádio de datação por carbono e outras técnicas científicas.

Umberto Cassuto foi baseado em grande parte, este códice para produzir sua edição do Texto Massorético, o que significa que a edição de profetas está mais próximo da tradição ben Naftali na Torá e os Escritos.

Referencias

  • Ernst Würthwein, Der des Alten Testamentos Texto, Stuttgart 1974 (quarta edição), ISBN 3-438-06006-X
  • A Universidade Hebraica Bíblia Projeto: Ezequiel, ed. S. Talmon, pub. A Universidade Hebraica Magnes Press, Jerusalém, 2004, ISBN 965-493-186-9

 
Obtido em http://es.wikipedia.org/w/index.php?title=C% C3% 54033554 B3dice_de_El_Cairo MLA

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dice_de_El_Cairo

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em destaque da semana

Coração Angustiado: O Sofrimento e a Oração no Salmo 69

Texto Salmo 69:1-3 (NVI): 1 Salva-me, ó Deus, pois as águas subiram até a minha garganta. 2 Estou afundando em um lodo profundo, onde não há...

Postagens mais visitadas na semana

Postagens mais visitadas

Postagens mais visitadas em 2023