Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo o que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
- Sim, fez!
O professor então retrucou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus também fez o mal, pois o mal existe. Considerando que nossas ações refletem quem somos, isso significa que Deus é mau.
O estudante ficou em silêncio diante dessa resposta, enquanto o professor, satisfeito, se vangloriava por ter mais uma vez provado que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse:
Posso fazer uma pergunta, professor?
Sem dúvida - respondeu o professor.
O jovem se levantou e perguntou:
Professor, o frio existe?
Mas que pergunta é essa? Claro que existe. Você nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
Na verdade, professor, o frio não existe. De acordo com as leis da Física, o que consideramos frio é na verdade a ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado em termos de energia que possui ou transmite, sendo o calor o fator determinante. O zero absoluto é a ausência total de calor, onde todos os corpos ficam inertes e incapazes de reagir. O frio é apenas um termo que usamos para descrever a falta de calor.
E a escuridão, professor, ela existe?
Claro que existe.
Novamente, o senhor está equivocado. A escuridão também não existe. Ela é simplesmente a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas não a escuridão. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores que a compõem através de seus diferentes comprimentos de onda, mas a escuridão não pode ser decomposta. Um simples raio de luz pode romper a escuridão e iluminar a superfície onde toca. Como podemos determinar quão escuro está um determinado local? Baseamo-nos apenas na quantidade de luz presente. A escuridão é um termo que o homem usa para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Por fim, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Então, professor, o mal existe?
O professor prontamente respondeu:
- Claro que sim. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todo o mundo. Essas coisas são o mal.
Então o estudante concluiu:
- O mal não existe, professor, ou pelo menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus, assim como o frio é a ausência de calor ou a escuridão é a ausência de luz. Deus não criou o mal. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus em seus corações.
Essa visão nos faz refletir sobre como interpretamos e atribuímos significados às coisas que experimentamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário