É a mais importante Harmonia Evangélica, criada por Tatiano, um apologista e asceta dentre os primeiros cristãos[1]. O termo "diatessarão" em português advém diretamente do latim diatessarōn ("composto por quatro [ingredientes]") e que, por sua vez, derivou do grego διὰ τεσσάρων (dia tessarōn), cujo significado é: διά - dia ("em intervalos de") e tessarōn (genitivo de τέσσαρες, tessares - "quatro"). Tatiano combinou os quatro evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João - em uma única narrativa. O nome siríaco para esta harmonia é 'ܐܘܢܓܠܝܘܢ ܕܡܚܠܛܐ' (Ewangeliyôn Damhalltê), que significa 'Evangelho dos Misturados', enquanto temos o 'ܐܘܢܓܠܝܘܢ ܕܡܦܪܫܐ' (Evangelion de Mepharreshe), que significa 'Evangelho dos Separados'.
A harmonia de Tatiano segue os evangelhos bem de perto no texto, mas os coloca numa sequência nova, diferente. Como em outras harmonias, o Diatessarão resolve as aparentes discrepâncias e contradições entre os quatro evangelhos individuais. Tatiano também omitiu as genealogias presentes em Mateus e em Lucas. Com o objetivo de incluir todo o material canônico, Tatiano criou sua própria sequência narrativa, diferente tanto da sequência dos Evangelhos sinóticos quanto da encontrada em João e também omitiu duplicações, especialmente entre os sinóticos. A harmonia ainda omite o encontro de Jesus com a adúltera (Perícopa da Adúltera - João 7:53 até João 8:11), uma passagem que alguns consideram não ser originalmente parte do texto de João[2]. Assim, apenas 56 versículos dos Evangelhos canônicos não tem uma contraparte no Diatessarão, o que deixa o texto completo com aproximadamente 74% do comprimento total dos quatro evangelhos juntos [3].
Durante os primeiros anos do Cristianismo, os evangelhos primeiro circularam de forma independente, sendo o de Mateus o mais popular [4]. O Diatessarão é uma notável evidência da considerável autoridade que os quatro evangelhos canônicos tinham já na segunda metade do século II dC[5]. Vinte anos após a harmonia de Tatiano, Ireneu expressamente proclamou a autoridade formal dos quatro evangelhos. O Diatessarão se tornou a versão padrão dos evangelhos em algumas igrejas siríacas até pelo menos o quinto século, quando cedeu espaço para as versões independentes[5], na versão da bíblia chamada Peshitta.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diatessar%C3%A3o
Foto: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.thomasevangelie.nl/gesch28.jpg&imgrefurl=http://www.thomasevangelie.nl/gesch11.htm&usg=__YbFNyjejhre394jAxAScPwK601o=&h=297&w=254&sz=30&hl=pt-br&start=38&zoom=1&tbnid=U54kwG8OX7tG6M:&tbnh=125&tbnw=106&prev=/images%3Fq%3Ddiatesseron%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1020%26bih%3D567%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=266&ei=pending&oei=TUv0TJzAKoT48Aai-PG4Cg&esq=2&page=3&ndsp=15&ved=1t:429,r:9,s:38&tx=51&ty=88
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Sinto-me de todo privilegiado em tomar conhe-cimento pela vez primeiro de um comentário sobre o texto de Taciano(o Diatesseron). Esse conteudo ainda que limitado é bastante para o enriquecimento do nosso conhecimento da biblia nos primeiros séculos do Cristianismo.Por certo meus alunos hão de exultar agradecidos por este rico e inédito presente. Forasteiro
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